terça-feira, dezembro 02, 2003

Nabucodonosor
Não sei o que tenho com esse nome, mas ele me persegue desde pequeno. Sabe quando você pára pra pensar de onde é isso ou aquilo? NABUCODONOSOR é um nome que sempre vem à tona e nunca sei de onde é. Nunca tem alguém que saiba também por perto e nunca me dei ao luxo de procurar. Pois bem, hoje a pergunta se fez novamente em minha mente num momento ocioso e finalmente procurei um significado pra ele outro aquém da nave da ficção do Universo Matrix. Então aqui vai:

Ele conquistou várias nações, administrou um riquíssimo império, e construiu uma das mais belas cidades do mundo. Durante mais de 40 anos, como rei da Babilônia, Nabucodonosor conseguiu muito. Mas, um dia, ele foi humilhado por três judeus fiéis.
Nabucodonosor é conhecido pelos elaborados templos pagãos que ele construiu em Babi-lônia. Não é surpresa que um rei tão completo convidasse todos os funcionários do seu governo para testemunharem a dedicação da impres-sionante imagem de ouro que ele erigiu. Quando olhava com orgulho para a imagem de 27 metros de altura, ele ordenou que todos os presentes se curvassem para adorá-la.
Quando o rei ouviu dizer que três homens tinham desobedecido frontal-mente sua ordem, enfureceu-se. Ele lhes deu uma segunda oportunidade, mas eles ainda não se curvaram à imagem. Quando Nabucodonosor se enfureceu, eles calma-mente replicaram que, quer Deus os salvasse, quer não, eles não serviriam ao falso deus. O rei desafiou a sua fé: "E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?" (Daniel 3:15).
Deus revidou ao desafio de Nabucodonosor com uma demonstração inesquecível do poder Divino que humilhou o poderoso rei da Babilônia. Soldados atiraram os três judeus desobedientes numa fornalha que estava tão quente que esses soldados morreram quando se aproximaram do fogo. Mas, quando Nabuco-donosor olhou na fornalha, viu quatro homens: os três que tinha condenado e um enviado por Deus para proteger estes servos fiéis. Quando Sad-raque, Mesaque e Abede-Nego saíram da fornalha, Nabucodonosor percebeu que Deus tinha respondido ao seu desafio. Ele ordenou que o nome de Jeová fosse respeitado em seu reino, e percebeu que Deus tinha respondido a sua pergunta: ". . . porque não há outro Deus que possa livrar como este" (Daniel 3:29).
O pecado tenta apoderar-se de nossas vidas e nos desafia como Nabucodonosor desafiou os servos de Deus. Quem pode libertar-nos? Só há uma resposta certa (Atos 4:12).




Nenhum comentário: