terça-feira, dezembro 23, 2003

Disse-me a nuvem cinza...
Formas no horizonte se fazem na desfiguração de densas nuvens que anunciam um novo tempo. Abrem espaço à imaginação de um ser perdido entre tantas responsabilidades e informações pertinentes à um mundo regrado e preso à seus próprios atos. Um tempo muito pequeno que vai desmoronando e aumentando a brecha temporal que remete o jovem ao mundo cinza e distante, verde apagado entre trovões e sopros desordenados de ventos oriundos de deuses persistentes no olhar de seus pequenos. Um lugar onde os negros lobos correm nos pastos de ovelhas vingativas e rancorosas. Os lobos temerosos e afungentados por uma inversão da natureza. Um utópico paraíso onde os fracos são os fortes e os fortes, subjulgados à extinção e caçados até as profundezas do abismo enevoado que tenta delimitar esta aberração das leis naturais. Está tudo ali nas nuvens cinzas que me abraçam e contam suas histórias através de suas fomas, sempre tidas como livros abertos de histórias infinitas aos diferentes olhos, porém sua profundidade perde-se no tempo ao passo em que suas figuras afogam-se no dilúvio de palavras que se desmancham, saciam nossa sede e tira-nos o sonho com um gélido desaguar nas espinhas dorsais que gritam a realidade um tanto sufocada por este momento de delírio acordado.

quinta-feira, dezembro 11, 2003

Desritmado
Tem dias e dias. Em alguns nos encontramos em estado eufórico. Nosso corpo trabalha com percepções esponâneas e sinapses aceleradas; em outros, os acontecimentos parecem vir todos em câmera lenta, quando pensamos em agir, antes mesmo dos impulsos tomarem conta de nossas articulações, outros agem por nós ou perdemos o fio da meada, como quando deixamos a taça de cristal escorregar por entre nossos dedos e vemos aquele objeto reluzente caindo e adivinhando todo o estardalhaço que precede a profecia. O mais engraçado é tentar ser rápido quando estamos lentos, ou lentos quando estamos rápido. Tentar impor um ritmo diferente às nossas vidas é sempre um passo à mudança.Não precisamos ver o mundo com os olhos de cada dia. Podemos ver com os olhos de ontem ou mesmo de amanhã e ainda assim continuamos a ver o hoje, porém por uma nova janela antes escondida e agora se faz aberta e iluminada. Quer uma ajuda? esute uma música e tente entrar no ritmo dela você mesmo, não importa seu estado interior. Aja e faça da sua ação externa um motivo interior para uma mudanç interna.

terça-feira, dezembro 02, 2003

Nabucodonosor
Não sei o que tenho com esse nome, mas ele me persegue desde pequeno. Sabe quando você pára pra pensar de onde é isso ou aquilo? NABUCODONOSOR é um nome que sempre vem à tona e nunca sei de onde é. Nunca tem alguém que saiba também por perto e nunca me dei ao luxo de procurar. Pois bem, hoje a pergunta se fez novamente em minha mente num momento ocioso e finalmente procurei um significado pra ele outro aquém da nave da ficção do Universo Matrix. Então aqui vai:

Ele conquistou várias nações, administrou um riquíssimo império, e construiu uma das mais belas cidades do mundo. Durante mais de 40 anos, como rei da Babilônia, Nabucodonosor conseguiu muito. Mas, um dia, ele foi humilhado por três judeus fiéis.
Nabucodonosor é conhecido pelos elaborados templos pagãos que ele construiu em Babi-lônia. Não é surpresa que um rei tão completo convidasse todos os funcionários do seu governo para testemunharem a dedicação da impres-sionante imagem de ouro que ele erigiu. Quando olhava com orgulho para a imagem de 27 metros de altura, ele ordenou que todos os presentes se curvassem para adorá-la.
Quando o rei ouviu dizer que três homens tinham desobedecido frontal-mente sua ordem, enfureceu-se. Ele lhes deu uma segunda oportunidade, mas eles ainda não se curvaram à imagem. Quando Nabucodonosor se enfureceu, eles calma-mente replicaram que, quer Deus os salvasse, quer não, eles não serviriam ao falso deus. O rei desafiou a sua fé: "E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?" (Daniel 3:15).
Deus revidou ao desafio de Nabucodonosor com uma demonstração inesquecível do poder Divino que humilhou o poderoso rei da Babilônia. Soldados atiraram os três judeus desobedientes numa fornalha que estava tão quente que esses soldados morreram quando se aproximaram do fogo. Mas, quando Nabuco-donosor olhou na fornalha, viu quatro homens: os três que tinha condenado e um enviado por Deus para proteger estes servos fiéis. Quando Sad-raque, Mesaque e Abede-Nego saíram da fornalha, Nabucodonosor percebeu que Deus tinha respondido ao seu desafio. Ele ordenou que o nome de Jeová fosse respeitado em seu reino, e percebeu que Deus tinha respondido a sua pergunta: ". . . porque não há outro Deus que possa livrar como este" (Daniel 3:29).
O pecado tenta apoderar-se de nossas vidas e nos desafia como Nabucodonosor desafiou os servos de Deus. Quem pode libertar-nos? Só há uma resposta certa (Atos 4:12).




segunda-feira, dezembro 01, 2003

Heróis da resistência
Milhares (senão milhões) de páginas de HQs de super-heróis depois, eu me pergunto: o que é ser herói? Com certeza não vou estar andando no meio da madrugada numa rua deserta de São Paulo e algum extra-terrestre azul me abordará entregando-me algum anel do poder verde ou também não sobreviverei se por um acaso for atingido por um raio no meio de um laboratório entre vários experimentos químicos. Se ficar cego com certeza não desenvolverei meus outros sentidos ao ponto deles evoluírem de maneira sobre-humana e por aí vai... Mas mesmo sem ser "abençoado ou amaldiçoado" por poderes da imaginação do homem, mesmo sem nada de extraordinário, como podemos nós sermos heróis nos dias de hoje? Existem diversos valores que contróem o caráter da humanidade e que se seguidos apenas um infinitésimo deles poderíamos todos tornarmos grandes personalidades. A VERDADE às vezes custa em ser verdadeira, o AMOR nunca passa de um pensamento passageiro, a JUSTIÇA é pregada apenas em discursos vagos e ineficazes, a HONRA dá lugar ao conjunto, à moral que muitas vezes desrespeita um valor individual, ser LEAL quando é mais fácil passar por cima das pessoas mesmo em pequenos atos só para conseguirmos certos prestígios,... São tantos significados que se perdem em função do lado cômodo da vida que deixamos de ser heróis por inexperiência de vida, por infantilidade mal-desenvolvida, por falta de pensamento. Por falta de entendimento. Entender os atos, medir consequências é crescer. Não se pode viver uma vida inteira de desculpas. Seja seu herói agindo com RESPEITO à vida tua e dos outros. Respeito.