domingo, janeiro 21, 2007


Containers

Um container é algo que armazena coisas, por definição. Hoje eu estava vindo do Guarujá após um final de semana chuvoso, porém proveitoso. Estava quase dormindo sozinho no banco de trás do carro. A janela embassada, olhando as gotas escorrendo no vidro, fazendo os mais inusitados percursos de cima até embaixo. No meio do caminho elas se dividiam, se desmanchavam, encontravam-se umas com as outras formando uma porção maior de água descendo mais rapidamente etc. Desde pequeno eu fico maravilhado com essas pequenas coisas da vida, o tipo de coisa que ninguém percebe, eu to sempre lá, admirando-as. Num dado momento eu vi um depósito de containers. Era enorme, tinha de várias cores, com os vermelhos predominando. Foi só olhar aquilo que um turbilhão de imagens veio à tona em minha memória. Uma sensação estranha, que me levou de volta à infância. Não sei se era boa ou ruim, porém foi uma sensação pra lá de melancólica. Eu via aquilo e me sentia com meus 4 ou 5 anos de idade. Lembrava do meu pai, da minha mãe, das pessoas que se relacionavam comigo naquela época. De como eu gostava de ir ver o trem na estação de trem pelo menos 2 vezes por dia durante muitos anos, de quando viajava e ficava emocionado ao ver o trem passar e pedia pro meu pai acompanhar o trem para que eu pudesse ficar lá apreciando-o. Toda aquela imponência, o forte som de sua buzina anunciando sua chegada nos vilarejos, o barulho da máquina, o vapor saindo da chaminé, o cheiro de ferro queimado que ficava nos trilhos quando o mesmo passava. Tudo aquilo me fascinava de uma forma sobrenatural. Eu com meus 5 ou 6 anos era amigo de todos os funcionários da estação de trem, conseguia dar voltas de trem cargueiro, aqueles que eram guaidos por máquinas amarelinhas usados para manutenção. Lembrei de muitas pessoas que já se foram desta pra melhor e que me acompanhavam naquelas empreitadas. Tudo isso eruptou-se em menos de um segundo, apenas ao ver aqueles containers e a estrada molhada, a vegetação verde, o banco de trás e o vidro com suas gotas derradeiras.
Sim, um container também guarda coisas além de objetos, aqueles por exemplo guardavam boas memórias....

Nenhum comentário: